fbpx

Saiba como a Ortodontia em conjunto com a Buco-Maxilo-Facial podem Transformar Vidas com um Sorriso Perfeito.

Desmistificando a cirurgia dos dentes do siso

Após os estudos de imagem e do exame clínico do paciente pelo ortodontista, e detectada a necessidade da intervenção cirúrgica pelo bucomaxilofacial, todo o planejamento do paciente será realizado em sintonia com os profissionais envolvidos.

A importância dessa união é a chave do sucesso para a finalização estável do caso.

O ortodontista trabalha as movimentações dentarias dentro do osso alveolar, o osso que suporta os dentes. O bucomaxilofacial trabalha movimentando as bases ósseas da maxila e mandíbula para o equilíbrio e estabilidade do tratamento, nos casos aonde foi detectado a necessidade deste tipo de intervenção cirúrgica que é chamada de Cirurgia Ortognática. Esse tipo de movimentação cirúrgica pode ser hemimaxilar ou bimaxilar dependendo de cada caso. No caso da necessidade de uma cirurgia ortognática, primeiro realiza-se um preparo ortodôntico pré-cirúrgico e após a cirurgia o ortodontista finaliza as movimentações dentarias necessárias para uma boa estabilidade oclusal.

Alem disso muitas vezes o bucomaxilofacial viabiliza o tratamento ortodôntico, com a remoção de dentes impactados, sisos e dentes supranumerários inclusos, frenectomia(labial superior, labial inferior, lingual), instalação de mini-implantes e implantes( seja por alguma agenesia, seja por perda de algum elemento dental).

Abordamos três tipos de aparelhos usados na ortodontia:

  •  O aparelho Vestibular, que é a técnica mais conhecida, o aparelho fica aparente, com os bráquetes instalados na parte da frontal dos dentes.
  • O aparelho Lingual, com os bráquetes instalados na face interna dos dentes, essa técnica surgiu na década de 70 e tem sido uma alternativa bastante interessante, por ser um aparelho estético, quase imperceptível.
  • E os tão famosos Alinhadores, que são aparelhos estéticos, feitos em acetato/poliuretano, que estão mais recentemente no mercado, exemplo o INVISALIGN. por serem removíveis, precisamos de um comprometimento do paciente com o uso do aparelho.

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

Dra Wally Odontologia - Cirurgia Buco-Maxilo-Facial