Principais Vantagens do Uso do Laser na Odontologia | Dra Wally Odontologia

DocStar Live - Wally e Vanessa Coradi G

O Laser é uma fonte de luz com vários comprimentos de ondas que lhe conferem propriedades terapêuticas.

À utilização e benefícios do laser vem ganhando cada vez mais espaço e indicações em diferentes áreas da saúde, seja na medicina, odontologia, medicina veterinária, fisioterapia, estética, entre outras especialidades.

Na odontologia a indicação da Laserterapia Local se mostra extremamente eficaz em:

• Determinadas técnicas de combate à dor.
  • Excelente coadjuvante ao processo de cicatrização.
  • Na associação com determinadas substâncias (como por exemplo o azul de metileno), funciona como um excelente método de descontaminação bucal (PDT) no caso de doenças periodontais, procedimentos endodônticos (tratamentos e retratamentos de canal, apicectomias…) e também no tratamento das periimplantites.
  • No Clareamento Dental proporciona um Clareamento rápido, efetivo e indolor.
  • No tratamento de mucosites, afta, lesões decorrentes de procedimentos cirúrgicos e pós raspagem.
  • Alívio na sintomatologia dolorosa pós movimentação ortodôntica.
  • No tratamento de herpes simples, herpes zoster.
  • Auxiliar no tratamento das DTMs (disfunção têmporo mandibular), bruxismo, apertamento dental e nas sintomatologias e mialgias faciais. Tem uma ação analgesica, antiinflamatoria, relaxante muscular, melhora na microcirculação local e auxilia na reparação das fibras nervosas traumatizadas.
  • Excelente no pós operatório (laser vermelho e infravermelho) aumentando a oxigenação dos tecidos, acelerando o processo cicatricial e ao mesmo tempo proporciona um efeito anti-inflamatório e analgésico.
  • Potencializa à osseointegração em cirurgias de instalação de implantes.
  • No tratamento das alveolites (inflamação do alvéolo pós extração dentária).
  • No tratamento da Neuralgia do trigêmeo (dor de forte intensidade, tipo um “choque” em determinados pontos da face).
  • Muito efetivo no tratamento de Parestesias (perda de sensibilidade decorrente de algum trauma) e Paralisias.

Laserterapia Sistêmica ILIB (intravascular laser irradiation of blood)

A técnica ILIB modificada consiste na irradiação do Laser Terapêutico (vermelho)na artéria radial. Assim a irradiação é jogada na corrente sanguínea de uma forma não invasiva, indolor e não possui efeitos colaterais.  Essa técnica é realizada por meio de uma pulseira onde acopla-se o aparelho de laser.

Esse tipo de terapia tem efeitos benéficos para a saúde como um todo, além das vantagens para aparência da pele. A terapia ILIB promove um aumento da circulação sanguínea estimulando uma vasodilatação e aumento da oxigenação nutrindo os tecidos removendo toxinas e proporcionando uma homeostase(é a condição de relativa estabilidade da qual o organismo necessita para realizar suas funções adequadamente para o equilíbrio do corpo).

A absorção da energia do laser vermelho pela corrente sanguínea incrementa a síntese e o metabolismo da Enzima Superóxido Dismutase, responsável pela quebra dos radicais livres causadores do envelhecimento, protegendo assim as células das mutações e envelhecimento celular.

Entre os benefícios podemos enumerar:

• Desde a prevenção até o tratamento de diversas doenças.
  • Efeito Antioxidante e Antienvelhecimento.
  • Melhora da circulação sanguínea.
  • Melhora do sistema imunológico.
  • Controle de doenças respiratórias.
  • Controle de dores crônicas.
  • Cicatrização.
  • Doenças cardiovasculares e do Sistema vascular periférico.