fbpx

Dente do Siso – Cuidados pós- operatório

Dente do Siso - Cuidados Pós-operatórios - Dra Wally Odontologia

Olá vamos conversar hoje sobre os cuidados pós operatórios de uma cirurgia de remoção de dentes do siso, Terceiros Molares. Os primeiros três a cinco dias são os mais críticos para a recuperação da cirurgia. A cirurgia por si só já desencadeia processos inflamatórios aos tecidos ao redor do local do dente do siso. Por isso é muito importante seguir as orientações pré-operatórias tomando a medicação prescrita, como também seguir direitinho as orientações e cuidados pós-operatórios. 

A medicação pré-operatória visa minimizar essa reação inflamatória assim como um possível processo infeccioso.

Agora vamos falar especificamente dos cuidados pós operatórios:

  • O paciente sai do consultório com uma gaze de cada lado operado para ficar pressionando por trinta a quarenta minutos e estancar o sangramento. Chegando em casa remover as gazes e iniciar fisioterapia(compressas) com gelo nas primeiras 24 horas. Fazer compressas 20 minutos descansar uns 30, 40 min e repetir até a hora de ir dormir. A fisioterapia com gelo visa a prevenção do edema, sangramento e auxilia na redução da sintomatologia dolorosa.
  •  É muito importante que o paciente não cuspa nem faça bochechos nas 48 horas seguintes a cirurgia, pois pode remover o coágulo que está em formação e este será  o principal responsável pelo processo de cicatrização do alvéolo. Se o coágulo for removido a chance de um sangramento é muito grande. Quando o paciente começa a cuspir o sangue, mais vai sangrar e mais ele vai cuspir e assim entra em um ciclo vicioso. Caso o sangramento seja um pouco maior, deve-se morder uma gaze por 30 min, se não cessar entrar em contato com o profissional.
  • Mas, deve-se fazer sua higiene oral(escovação), com cuidado e com uma escova macia. Não deve bochechar nem cuspir, somente enxaguar a boca e deixar escorrer na pia sem cuspir. A Partir do Terceiro dia pos-operatorio iniciar bochechos com clorexidina a 0,12% três vezes ao dia.
  • Dieta: Nas primeiras 24 horas dieta líquida e fria( sucos, sorvetes, vitaminas batidas, sorvete, gelatina, Shakes, açaí sem granola), nas 48, 72 horas seguintes uma dieta pastosa morna( sopas, purês, macarrão, ovos, nhoque, carne moída).
  • Evitar Atividades físicas(academia, futebol, bicicleta), subir muita escada, carregar peso, abaixar a cabeça, por uma semana, até remoção dos pontos. 
  • Dormir na primeira noite com a cabeça mais elevada, dois travesseiros, não se assustar se a fronha amanhecer manchada de sangue, é normal nas primeiras 24 horas algum sangramento residual.
  • Tomar todas as medicações prescritas respeitando principalmente o horário do Antibiótico.
  • O retorno deve ser após sete dias para remoção dos pontos e uma avaliação pós-operatória. É  muito importante o retorno e a remoção dos pontos. Depois de sete dias os pontos acabam sendo um fator irritante, podem reter restos de alimentos, bactérias, podendo dificultar e complicar o processo de cicatrização. é uma avaliação pós-operatória.
  • Parestesia. A anestesia da cirurgia para remoção dos dentes do siso dura em média de 3 a 4 horas. No entanto em alguns raros casos (sempre informado ao paciente no pré-operatório), alguma estrutura nervosa pode ser afetada durante o procedimento cirúrgico em decorrência da anatomia das estruturas envolvidas(posição do dente em relação ao nervo alveolar inferior) e o paciente sofra com a parestesia que é uma sensação de anestesia que não passou por completo. Neste caso o paciente precisa comunicar o profissional e passar por uma avaliação onde serão indicadas as terapias para tratamento para o tipo de parestesia que o paciente apresentar. Em muitos casos a parestesia retorna sem nenhum tipo de tratamento, só com a recuperação do próprio organismo é regressão do edema.

Se você gostou deste artigo deixe seu comentário e compartilhe !!

Um grande abraço e até o próximo artigo!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

Dra Wally Odontologia - Cirurgia Buco-Maxilo-Facial